O Tempo
Você não é um Super Herói Você não é bom em tudo Você precisa viver o coletivo
Vinícius Ferreira
1/16/20251 min read


O tempo é o único recurso que, uma vez gasto, não pode ser recuperado. Essa ideia surgiu ao assistir um vídeo no TikTok de Zeiss Lacerda, que destacou a tendência equivocada das pessoas em quererem realizar tudo sozinhas, o que resulta na perda desse precioso recurso. Zeiss aponta que muitos tentam ser multifacetados e controlar todos os aspectos de suas vidas e trabalhos, mas isso frequentemente leva ao desperdício de tempo e a uma falta de escalabilidade. Ele sugere que calcular o valor do seu tempo pode ajudar a dar mais respeito a esse recurso. Para isso, recomenda-se dividir a receita mensal por 30 dias e, posteriormente, por 8 horas, para descobrir quanto se ganha por hora de trabalho. Conhecer esse valor incentiva a respeitar mais o seu tempo, focando em atividades de maior impacto.
A ideia central é delegar tarefas para "comprar" tempo de outras pessoas. Isso não deve ser visto como exploração, mas sim como geração de oportunidades e desenvolvimento de um modelo de negócios escalável. Trata-se de pensar estrategicamente em novos negócios e produtos, criando sucessores e estabelecendo parcerias de valor.
Desde o final de 2024, iniciei uma revolução interna, aplicando conceitos como o 5S em casa, revisando minha identidade visual e implementando métodos de negócio mais eficientes. Para transformar pessoas e empresas através dos meus ensinamentos, é essencial criar um modelo replicável. O questionamento que permanece é: "Quanto tempo você realmente tem?" Essa reflexão deve guiar nossas decisões e ações diariamente.
Pensamentos:
O tempo é o recurso mais precioso e deve ser utilizado de maneira estratégica.
Conhecer o valor do seu tempo ajuda a tomar decisões mais conscientes.
Delegar e focar em atividades de alto impacto são estratégias essenciais para crescimento.
Uma abordagem estratégica para negócios passa por parcerias, sucessores e visão a longo prazo.